[Resenha] Homem dos Sussuros – Alex North

Homem dos Sussurros é um suspense investigativo escrito por Alex North, um pseudônimo de um autor inglês conhecido mais não identificado até agora.

Compre Aqui

Nesta historia o autor nos levará ao lado de Pete e Amanda, dois detetives de Featherbank que estão encarregados do caso desaparecimento de um menino de 8 anos que se transforma na investigação de seu assassinato quando o corpo da criança é finalmente encontrado.

Pete é um detetive quase aposentado que a 20 anos atrás esteve encarregado de um caso muito semelhante, que na época ficou conhecido como O Homem dos Sussurros, uma vez que a estratégia dele para os raptos erra sussurrar pelo janela e atrair as vitimas e leva-las antes que alguém desse por conta. Naquela época ele capturou o culpado e hoje ele cumpre pena na prisão, no entanto os erros que ele cometeu na época continuam a assombra-lo, fazendo-o se sentir incapaz de cuidar desde caso também.

Amanda é colega de Pete e quer a todo custo que este caso se resolva rápida e eficaz pois depende desse desfecho para subir na carreira dentro da policia e isso a torna fria e precipitada em alguns momentos cruciais egoísta. O desenrolar do caso acaba mostrando para ela que as vezes por mais que tente superar algumas coisas simplesmente não desaparecem, afinal o tempo não cura tudo.

Também em Featherbank acompanhamos Tom, um pai viúvo que está aprendendo a lidar com a vida sem a esposa e como cuidar e educar o filho Jake um menino extremamente inteligente e que à sua maneira não quer atrapalhar o pai e acaba se isolando, é muito sensitivo e esperto. Jake é quem escolhe a estranha nova casa onde eles pretendem recomeçar a vida, certamente esse recomeço pode ser mais agitado do que Tom poderia esperar e quando tudo parecia que ia começar a se encaixar para esses 2 surpresas desagradáveis acontecem

Diante disso ficam algumas perguntas a serem respondidas não é mesmo ? Perguntas essas que só vão ser respondidas quando você meu caro ler a obra. – fiquem livres para responderem se quiserem – Quais impressões o caso do do Homem dos Sussurros causou em Pete ? Porque Tom acha tão difícil lidar com Jake ? Jake é mesmo sensitivo ou apenas sente falta de amigos com quem conversar ? Qual a historia dá bizarra casa que eles compraram ?

Lançado originalmente no Reino Unido em 2019 pela Penguin Random House teve sua tradução para o Brasil feita ainda em 2019 pela Editora Record, encontramos uma base interessante com foco narrativo em terceira pessoa alternado, afinal temos ali a visão de pelos menos 4 pessoas incluindo a do vilão. A estrutura de arco dramático é visível em sua distribuição de 6 partes e aproximadamente 70 capítulos totalizando aproximadamente 400 paginas onde é possível perceber as técnicas de descrição, monologo interno, fluxo de consciência e para nossa alegria um pouco de flashback com surpresas, diálogos e um pouquinho de tensão. A história tem um desenrolar rápido onde a trama se desenvolve em semanas sempre se passando na geoficticia Featherbank.

Já as impressões gerais ficam por conta da idéia do livro em si, porque o desenvolvimento não convence mesmo. (Desculpa Alex adorei o Jake e a forma de representação dos sentimentos de uma criança, o vinculo pai e filho é muito bem estabelecido e tudo mais). Só que a trama do vilão é muito mal apresentada e não temos dificuldade em descobrir quem é ele pois as pistas são grosseiras. Nem vou mencionar a enorme abertura de enredo que a gente tem com o Jake e essa abertura é totalmente jogada fora! Alguns pequenos pontos do enredo salvam a historia como por exemplo o plot-twist do Pete que é honestamente uma coisa merecida para o personagem.

Enfim…para quem já é acostumado com livros policiais e investigativos provavelmente vai achar o mesmo que eu, ou seja, bem fraquinho! Mas pode ser uma boa escolha para alguém que recém esta iniciando a leitura deste gênero ou mesmo como primeira leitura. Sei que tem pessoas que esse sentimento pode ser completamente diferente mais realmente senti falta de explicações mais bem amarradas para o desfecho dos personagens, afinal se não vai trabalhar o assunto por que traze-lo para sua obra não é mesmo ? Para você que ficou curioso..

Para este livro dou ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Deixe um comentário