Hoje vai ter resenha tripla para vocês \o/..o que um desafio literário + preguiçinha básica não fazem com a gente né o post é para o Desafio do Livreando 2021 esta é uma resenha de Um Livro Que Leu em Um Dia =D então vamos ao que interessa e o resto não tem pressa !

Primeiro devo explicar que muito alegremente faço parte de um grupo de leitura no whats – o Clube de Leitura do Gabo e este clube é principalmente voltado para ler o livros do Gabriel Garcia Marquez, aka Gabo, é claro que muito espertamente eu encaixei a leitura de Janeiro do clube com o Desafio e voilá 2 coelhos com uma caixa d’agua só. Neste livro vamos conhecer a historia de um cronista do tipo bon vivant, solteirão a vida inteira que jamais quis uma relação profunda ou duradoura com alguém, eis que o sábio triste decide que em seu aniversario de 90 anos ele merece uma boa e merecida noite de amor, igual ao seu auge dos 20 anos, com muito esforço e ajuda de uma conhecida cafetina eles conseguem o acerto, porém no dia D e na hora H, nada acontece !

Ao invés de se aborrecer, afinal ele já esperava que algo assim pudesse ocorrer, ele se espanta pelo fato de que apenas observa-la dormir foi suficiente e a partir dali tudo passa a girar em torno de sua “Degaldina”. Suas crônicas semanais ganham um tom mais romântico e todas as economias são para ela e para o lugar onde se encontram quando dá! Essa “relação” impacta tanto nosso nonagenário, que ele passa a ver Degaldina em todos os cantos da casa e aos poucos seus devaneios nos mostram um pouco de seu passado e de seu real medo a respeito do casamento. Não muito tempo depois coisas adversas fazem com que o cronista e sua Degaldina se separem e quando o reencontro corre não é a melhor dos acontecimentos e só depois de muito entendimento e explicação ele entende e decide enfim dar tudo o que na opinião dele ela merece.

Memórias de Minhas Putas Tristes é um livro super curtinho de apenas 128 páginas e que foi publicado em 2004 na Colombia, aqui pra nós ele só cheio em 2005 pela Record e foi minha primeira experiência com o Gabo, e devo admitir que o estilo de escrita dele é bem diferente do que estou acostumada e não atrapalhou a leitura de forma nenhuma, mais deixou mais difícil de tentar encontrar as partes do livro depois, já que Gabo não escreve separando seus diálogos, são todos seguidos sem travessão. O melhor ganho definitivamente foi a narração em primeira pessoa, com a perde de a gente jamais saber o lado de Degaldina a respeito dessa historia, mas acredito que tenha sido justamente essa a intenção dele.

Utilizando das ferramentas narrativas mais convencionais como ação, muita descrição e diálogos não temos muitas surpresas reveladas, mais gosto de saber que uma tentativa de tensão na historia, é claro que sabemos que essa noveleta é eu gosto de chamar romances curtos assim não deixa tanto espaço assim para grandes reviravoltas, e a simplicidade da narrativa é realmente cativante, já quando falamos em tempo e espaço narrativo, não temos muitas informações mais é seguro dizer que o espaço narrativo é um misto de realista com fictício e deve ser fortemente baseado nas cidades colombianas, bem como o tempo narrativo eu colocaria no passado.

Só que eu sei que o que vocês realmente querem saber é, indica ou não? ou que você Helena achou deste livro e qual foi sua experiência. Como eu já mencionei, a forma de escrever do Gabo poderia ser o motivo pelo qual não me envolvi tanto com a historia, mas honestamente eu sei que foi o protagonista e também sei que foi a “mocinha”, a minha opinião sobre o livro é baseada estritamente no fato que não achei certo desde o inicio o contexto da coisa toda… se eu fosse politicamente correta teria abandonado o livro por que o mesmo faz apologia a pedofilia, e no fim é isso mesmo sabe…e só esse fato me deixou extremamente reticente sobre toda o resto da historia, honestamente a frase final de Rosa sobre Degaldina não me convenceu nenhum um pouco, e acho que no final o titulo faz jus ao nome.. é bem triste. Como não me convenceu esse livro ganha 6 estrelas por que apesar do tema ele é bem escrito isso eu jamais me negaria a dizer !

⭐⭐⭐⭐⭐⭐